SOBRE O PRÉ-ACORDO

É objectivo principal de todos os representantes dos trabalhadores nas CT’s ou nos Sindicatos procurarem através da Contratação Colectiva e cadernos reivindicativos melhorar as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores que representam, tendo em conta sempre a situação concreta da empresa.

Nestas condições procura-se sempre fazer crescer os salários, aumentar os dias de férias, aumentar o número de trabalhadores efectivos e conquistar novos direitos, etc., sendo essa a proposta aprovada pelos trabalhadores em Agosto de 2006 no Caderno Reivindicativo.

Analisando agora o Pré-Acordo apresentado, somos levados a concluir o seguinte:

-     Tabela salarial: depois de um resultado líquido de mais de 36 milhões de euros de lucro em 2005, apresentar 4,5% de aumento para 2 anos é insuficiente perante a riqueza criada pelos trabalhadores.

Trabalho suplementar: como sempre afirmámos, trata-se de matéria regulamentada na Contratação Colectiva que só às estruturas sindicais compete única e exclusivamente. Acontece que, apresentar um prémio de 1200 euros para substituir o valor do trabalho suplementar, reduzindo-o de 200% para 100% aos sábados e feriados, além de ilegal, representa uma diminuição significativa das condições salariais dos trabalhadores. Aliás, estamos perfeitamente de acordo com o ponto 15 do Pré-Acordo que diz:

“Se normas mais favoráveis resultarem da Lei ou do Contrato Colectivo para o sector automóvel a Empresa compromete-se a que as mesmas sejam aplicadas.”

-    Criação de novos postos de trabalho: criar emprego merece sempre o nosso acordo, contudo ele não pode condicionar a melhoria das condições salariais e de trabalho dos actuais trabalhadores da Autoeuropa e, em nossa opinião, não devem contribuir para aumentar ainda mais a precariedade na empresa.

Após a apresentação do Pré-Acordo

compete aos trabalhadores decidir.

17.Out.2006

A Direcção

Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas do Sul