VW Autoeuropa:

Entrada nos quadros têm que continuar!

A Comissão de Trabalhadores anunciou recentemente a decisão dos responsáveis da empresa de converter em efetivos mais 300 trabalhadores contratados a prazo. O PCP realça e valoriza a iniciativa dos representantes dos trabalhadores que é consentânea com a acção que têm levado a cabo na defesa dos empregos e melhoria dos vínculos contratuais. Mais trabalhadores efectivos significam mais famílias com melhores condições e mais estabilidade para planear e organizar a sua vida.

Todos os trabalhadores são necessários!

A Célula do PCP, têm vindo a manifestar que apesar dos passos dados, persiste na empresa um numero significativo de trabalhadores com vinculos precários. Consideramos que a um posto de trabalho permanente têm que corresponder um vinculo efectivo. O posto de trabalho está cá todos os dias. Os trabalhadores também. Os quais continuam a contribuir para os bons resultados da empresa.

É inadmissivel que estes trabalhadores estejam confrontados continuamente com a incerteza e a instabilidade no emprego. A precariedade laboral é sinonimo da precariedade da própria vida.

Comungamos com as preocupações relativamente à denominada «otimização» dos meios de produção. Otimizar indica melhorar e para os trabalhadores a otimização não pode de forma alguma representar redução ou agravamento dos postos de trabalho e das suas condições, com as consequentes mazelas para a saúde dos trabalhadores. Na VW Autoeuropa não há “empecilhos”, todos têm direito ao trabalho com direitos. Otimizar sim, mas para os trabalhadores e não para os acionistas!