Aniversário do jornal «Avante!» a 15 de Fevereiro

O Avante! fundado sob o fascismo em 1931 e publicado na clandestinidade durante 43 anos, integra justamente a galeria dos mais destacados titulos da imprensa internacional.

José Moreira, funcionário clandestino do PCP, era em 1950 quando foi preso pela pide responsável pelo aparelho da imprensa do Partido. José Moreira sabia onde se encontravam todas as tipografias e não revelou. Torturado até à morte, de si a policia não arrancou uma unica informação.

O Avante! pelo que representou na resistência ao fascismo e no impetuoso avanço da Revolução de Abril, mas também pelo radioso futuro que têm à sua frente, enquanto orgão central do Partido Comunista Português será sempre o porta-voz dos trabalhadores e das classes e camadas sociais antimonopolistas da sociedade portuguesa do nosso tempo.

Avante! 89 anos, um jornal com passado e com futuro.

O Avante! aborda semanalmente nas suas páginas as análises, posições e propostas do PCP, rompendo dessa forma com o bloqueio informativo a que os comunistas são votados na generalidade dos orgãos da comunicação social.

Mas fáz mais do que isso, ao assumir-se como divulgador dos problemas, aspirações e luta dos trabalhadores e das outras camadas que o sistema de alianças sociais para a actual etapa da luta, difinida no seu programa:

O Avante! esclarece; o que os outros apresentam como verdades únicas e absolutas, o Avante! questiona, apresentando pontos de vista alternativos, contribuindo para a formação de uma opinião esclarecida, consistente e interventiva. O Avante! convoca à reflexão e à acção para a luta por uma sociedade solidária e fraterna, de paz, progresso e justiça social.

A célula do PCP sauda os 89 anos do Avante! e apela aos militantes e simpatizantes do partido, aos trabalhadores, para que leiam, comprem e divulguem o jornal do PCP.