A acção da célula de empresa - acção dos Ort’s. O papel dos comunistas membros dos ORT’s na constituição e funcionamento das células do Partido

A intervenção dos comunistas no Movimento Sindical Unitário e nos Organismos Representativos dos Trabalhadores (ORT’s) em geral é de grande importância. Os comunistas actuam aí por decisão dos trabalhadores que os elegem e no quadro do projecto sindical do PCP, base na qual os trabalhadores lhes confiaram essas responsabilidades, um projecto unitário que visa a unidade dos trabalhadores. A sua intervenção é decisiva para a defesa dos direitos e a melhoria das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores e, actuando assim, sendo conhecidos como comunistas, acabam por prestigiar o Partido.

No entanto, nenhuma estrutura sindical ou CT pode substituir o papel da célula do Partido. As CTs e o MSU são estruturas unitárias onde os comunistas têm posições determinantes, mas que as exercem no quadro de estruturas em que estão trabalhadores sem partido e mesmo membros de outros partidos. E, por outro lado, as questões decisivas para a vida dos trabalhadores e do País dependem das opções do poder político, e nesse plano quem intervém é o seu Partido, o Partido dos trabalhadores, o Partido Comunista Português. “Sem a intervenção da célula junto dos trabalhadores, associando as questões concretas e imediatas às questões políticas gerais do País e à necessidade de uma sociedade sem exploração do homem pelo homem, não é possível o esclarecimento e a evolução da consciência de classe e política dos trabalhadores.”

Por vezes surgem dúvidas sobre o papel e postura dos membros do Partido que intervém nos Organismos Representativos dos Trabalhadores. Uma coisa é a intervenção dos comunistas em estruturas unitárias afirmando a autonomia e capacidade de decisão própria destas, outra seria a consideração dos comunistas que actuam nos ORT’s como se não tivessem filiação partidária. Não só é necessário que actuem como comunistas nos ORT’s mas também que deem a sua contribuição militante na acção da célula do Partido. Em muitas situações, a contribuição dos comunistas que actuam nos ORT’s, pelo conhecimento que têm da sua empresa e de outras empresas onde intervêm do ponto de vista das estruturas unitárias, é decisiva para o conhecimento das realidades existentes, para a intervenção e iniciativa do Partido, para o conhecimento de trabalhadores que se destacam, para o recrutamento de novos militantes e para a criação e reforço das células do Partido.

O Secretariado da Célula do PCP da Autoeuropa

Do Livro - Sobre a célula de Empresa