Bom ano novo e a Luta continua!

Estamos a findar o ano 2009. Foi um ano para os trabalhadores da Autoeuropa marcado por um período de resistência perante um cenário de grande pressão vivido por todos que se traduziu dentro e fora da empresa, na tentativa de se impôr novos sacrifícios nos direitos colectivos. A ofensiva dos grandes patrões do sector automóvel, com grande destaque para a Autoeuropa, levada a cabo contra os direitos consagrados no Contrato Colectivo de Trabalho agravou-se e a nível interno a administração tentou mexer nos horários de trabalho e retribuição no sentido de prejudicar mais os trabalhadores
No entanto, as expectativas patronais não foram alcançadas nem num ou outro caso, sendo de realçar a postura firme dos trabalhadores dentro da empresa que foi decisiva neste processo.
Em 2008, as despesas da Autoeuropa com os seus trabalhadores desceu para 5,9% e de uma forma geral, no sector automóvel, a produtividade por trabalhador cresceu para os 490 mil euros/ano, apesar de não serem ainda conhecidos os valores relativos a 2009. A Autoeuropa repete a liderança à frente das restantes 96 empresas do sector em Portugal.
Segue-se 2010 com apelos à competitividade, olhar o futuro e para que mantenhamos o ritmo no próximo ano. Da parte dos trabalhadores, estes há muito que mantêm e aguentam o ritmo nos seus postos de trabalho, olham o futuro reclamando-o com direitos e são competitivos pela parte que lhes cabe e com responsabilidade.
No próximo ano cá estaremos e, irremediavelmente, a Luta continua!
A Célula do PCP na Autoeuropa deseja a
todos os trabalhadores e suas famílias
Boas Festas e Bom Ano Novo!