CONTINUAR A INTERVIR!

Face há situação complexa que se tem vivido, desde o início da pandemia de Covid 19, o governo tem optado por medidas que, no essencial, favorecem as grandes empresas, grupos económicos e multinacionais, mas que penalizam nomeadamente os salários dos trabalhadores, assim como descapitalizam a segurança social.

O PCP rejeitou em absoluto tais opções, apesar da generalização do regime de “lay off” simplificado por todo o País.

A empresa entendeu após esgotar os 22 Down Days coletivos, que iria recorrer ao“lay off”.

A Comissão de Trabalhadores confrontada com esta decisão, reivindicou o pagamento do salário integral, que a empresa tem vindo a garantir a todos os trabalhadores durante o período da sua aplicação anunciada, posição esta que a Célula do Partido valorizou, pelo que podemos dizer que ao longo destes meses estes rendimentos dos trabalhadores foram garantidos.

A Célula do Partido, considera que é fundamental e decisivo que os trabalhadores tenham alcançado melhorias significativas nas condições de vida e de trabalho. Nomeadamente a passagem de cerca de 1150 trabalhadores para o quadro da empresa e a garantia de não haver nenhum despedimento coletivo. No entanto, existem ainda outras tantas centenas de trabalhadores em situações precárias que desempenham tarefas permanentes, o que é inconcebível para uma empresa como a VW Autoeuropa.

Esta luta deve continuar com a entrada de mais efetivos para o quadro da empresa. A VW Autoeuropa pode e tem o dever de contribuir para que o impacto da sua atividade continue a contribuir para a estabilidade e a melhoria das condições de vida dos seus trabalhadores, assim como o necessário contributo para a economia do País, em particular na região onde se encontra.

Os trabalhadores podem contar com a célula do PCP para dar resposta aos seus anseios comuns e na defesa do emprego com direitos para todos.

A Célula do PCP deseja boas férias a todos os trabalhadores e apela à vigilância da aplicação das medidas de proteção.