Valeu a pena resistir!

Depois de administração ter vindo anunciar a redução dos dias de Lay-Off para a fábrica, podemos concluir o seguinte:
Será bom lembrar tudo o que passámos, pelo que nos tentaram impor até ao anúncio da administração de redução de Lay-Off para a fábrica.

Nós afirmámos e justificámos, que se trata de uma atitude puramente política da parte da administração.

Não faz qualquer sentido a aplicação desta medida, não tivesse ela apenas o objectivo de impor aos trabalhadores um acordo que a maioria tinha anteriormente rejeitado. Da mesma forma não faz igualmente sentido que continuem por desmarcar os restantes 6 dias ainda agendados;

Os trabalhadores da Autoeuropa foram um exemplo de resistência na defesa dos seus direitos, se tivermos em conta as semanas seguidas de pressão e chantagem a que estiveram sujeitos por parte da administração, da comunicação social dominante e comentadores do costume que não se coibiram de mostrar o seu desprezo pelos que não aceitaram o que estava em jogo.

Houve quem afirmasse «não quiseram, agora que aguentem as consequências!». Foi claro para quem esteve atento que tudo tentaram para que os trabalhadores se vissem obrigados a voltar atrás na sua decisão e para isso promoveram certas movimentações neste sentido. Basta lembrar as palavras do coordenador no último plenário: «para nós, só o voto muda o voto!». Naturalmente que esta afirmação é verdade mas ela estava guardada precisamente para o momento de abrir a porta ao volte-face tentar que este se concretizasse. Mas tal não aconteceu perante a posição firme dos trabalhadores.

Devemos valorizar a resistência colectiva e tirar lições deste processo ainda não concluído, pois a administração voltará com nova ofensiva e respectivas manobras.

As unidades dos trabalhadores será fundamental e determinante para exigir a aplicação do sistema de Down-Days e a desmarcação do Lay-Off ainda anunciado sem qualquer justificação.

Valeu e vale a pena resistir!