PLENÁRIO REGIONAL DE QUADROS

  O Comité Central do Partido, na sequência das conclusões do XVII Congresso, decidiu que 2006 é o ano em que especial atenção deve ser dada ao reforço orgânico do Partido.

  Trata-se de uma visão integrada do reforço da nossa organização em todas as suas componentes por forma a podermos reforçar a luta no presente por objectivos concretos que melhorem a vida aos trabalhadores e das populações tendo em vista a luta mais geral pela transformação da sociedade, com um novo Governo e com outra política.

  É, reforçando a nossa organização que avançaremos com toda a segurança, determinação e confiança, nesta tão importante tarefa. Por isso é importante definir os objectivos a atingir para o ano de 2006.

  Tendo à cabeça do reforço orgânico do Partido, as células de empresa e a organização por local de trabalho, o conjunto de metas e objectivos orgânicos (Assembleias da Organização, recrutamento, fichas de actualização de dados, a responsabilização de mais quadros jovens, organismos a criar e a reactivar, os plenários regulares de militantes, o aumento da divulgação e venda da imprensa do Partido, o recebimento regular e actualização do valor da quotização, os cursos de quadros e formação ideológica, a rentabilização dos centros de trabalho) são indissociáveis, interpenetram-se e a sua concretização alterará significativa e positivamente o actual estado da nossa Organização.

  O êxito desta tarefa depende do empenhamento de todos os quadros e activistas do Partido, não aceitando a ideia que as questões da organização do Partido é uma tarefa de um grupo restrito de camaradas.

  O controlo de execução dos objectivos a que nos propomos, medidas de Direcção e de estruturação da Organização do Partido, são igualmente exigências do nosso trabalho para o êxito do reforço orgânico do Partido.

OBJECTIVOS ORGÂNICOS PARA 2006

  • Empresas e locais de trabalho : Existe hoje uma maior consciência da importância estratégica para o Partido e para a luta de massas, do trabalho do Partido nas empresas e locais de trabalho e da constituição, funcionamento e actividade política das células de empresa. Estão também identificadas as causas da situação a que chegámos e que está caracterizada como francamente preocupante. Apenas dois exemplos. O primeiro, o número de militantes do Partido organizados nas células de empresa corresponde a 10% do total de militantes na Região. O segundo, precisamos de renovar e rejuvenescer o movimento sindical com a entrada para as direcções sindicais de comunistas prestigiados junto dos trabalhadores. Fruto da ofensiva das políticas de direita na qual avulta o desmembramento de empresas e atrasos da nossa Organização em implantar-se nas novas unidades entretanto surgidas, é uma realidade o insuficiente número de delegados sindicais membros do Partido no total existente. Esta é uma situação que tem de ser alterada, só possível com a organização do Partido nos locais de trabalho, o que pressupõe a disponibilização de quadros e meios para a concretização deste objectivo. Entretanto, as decisões já tomadas nos últimos meses e os resultados já conseguidos, indicam claramente que está ao nosso alcance alterar radicalmente a situação actual. Foram reforçadas no trabalho colectivo e em quadros várias células, foram reactivadas outras, foram criados organismos intermédios de empresas, o Partido está em construção em várias empresas com a criação de células em perspectiva, várias células de empresa decidiram já realizar a sua assembleia de organização e, muito importante, nos últimos meses foram recrutados nas empresas e locais de trabalho cerca de 47 novos militantes. São ainda pequenos passos mas muito importantes porque demonstram que dificuldades não são impossibilidades e que estamos no caminho certo. Precisamos apenas de alargar e intensificar a actividade do Partido neste sentido.

ORIENTAÇÕES E PROPOSTAS

Para as empresas e locais de trabalho

  • Falar com todos os militantes do Partido com menos de 55 anos e no activo e convencê-los das vantagens para o Partido em ficarem organizados e participar na célula de empresa.
  • Realizar um conjunto de iniciativas regionais e de empresa debaixo do lema «ESTE É O TEU PARTIDO», com o objectivo de alargar o conhecimento junto dos trabalhadores sobre as características e os objectivos do PCP. Que esta acção geral tenha início com a distribuição de um documento durante o mês de Maio nas empresas da Região e com visita a várias empresas do Secretário Geral e deputados eleitos pelo Distrito e do Parlamento Europeu. 
  • Recrutar para o Partido de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2006 dentro das empresas 300 trabalhadores, a começar desde já pelas centenas de delegados sindicais existentes.
  • Colocar às células do Partido a necessidade de editarem os seus próprios Boletins e tratarem os problemas concretos e reivindicações dos trabalhadores.
  • Realizar no dia 4 de Novembro um Encontro Regional do Partido sobre o reforço do Partido nas empresas e locais de trabalho.

 

                                   (Excertos do documento da Reunião da DORS do PCP de 4 de Abril de 2006)